28 de fevereiro de 2009

Palavra do dia: square!

Se eu tivesse que escolher uma palavra pra hoje ela seria "square". Os famosos quadradinhos de crochê que servem pra tudo! Sou apaixonada por eles e não me canso de ver em quantas coisas lindas eles podem se transformar. De pequenas a grandes; sozinhos ou em bandos!

Fiz um pra servir de porta-xícara pra minha mesa do trabalho. Só pra dar um ar de aconchego pro ambiente e um toquezinho pessoal, sabe?

Usei um gráfico básico, que eu gosto muitíssimo, de uma revista japonesa, e que já usei várias vezes pra descanso de panela:


Então uma amiga viu e gostou, o que me fez crochetar este joguinho pra ela, que seria um porta-bule e dois aparadores para xícaras:

No blog da Sônia, o que não falta são ideias de square!

Usei fios Bella bege e marrom. Agulha 3 mm.

E usando o mesmo square básico, fiz esta manta para o bebê da minha prima, que nasce em agosto e que, se depender de mim, vai ficar beeeem quentinho:

Baseei-me na lindíssima manta arco-íris, que já estava arquivada aqui comigo há muuuito tempo, só esperando o momento certo pra ser feita.

Qualquer square pode ser usado: é só começar e ir ampliando, ampliando, volta a volta, até o tamanho desejado! Ah, o ponto de borda é o picô, que minha mãe me ensinou. Achei que dá um acabamento simples e delicado:


Fio Festivo, da Cisne; agulha de crochê n. 3

Uma pena eu não saber como fotografar uma manta. As fotos não conseguiram "captar" a beleza de verdade.

E claro que eu não poderia deixar de fazer um sapatinho pra acompanhar! ADORO sapatinhos de bebê e agora cismei com a ideia de que fica sem graça dar só uma peça. Sempre faço um conjuntinho.


O problema é que não consegui fazer nenhum modelo de crochê... então acabei fazendo mesmo um de tricô. Usei a receita de sapatinho mais fácil que conheço , da Olívia, e que dá um resultado perfeito. Não há como errar!


Uma coisa importante a ser ressaltada: o fio Festivo. Lindo, maravilhoso de trabalhar e levíssimo!! Tenho certeza de que vocês vão aprovar. E as cores são uma beleza. Vejam se é mentira:


E antes que eu esqueça: atualizei os "Meus moldes", aí na barra lateral. Deem uma olhada! E ainda tem muito o que incluir!

E quantas pessoas curtiram a ideia da caderneta pra acompanhar o tricô, de que falei no último post! E eu que achei que só eu não fizesse isso! O que nos parece óbvio é sempre novidade para alguém, já notaram?!

Estou feliz por estar terminando um jogo de toalhas de banho em ponto cruz parado há tempos! Também bordei uma camiseta, uma fronha e fiz um potinho reciclado que eu tenho certeza que vcs vão amar! Mas não sei quando conseguirei postar, já que não resolvi o problema da minha máquina...

Então até a próxima!

11 comentários:

Regiane Artesanatos disse...

Oi Claudia, que pena que o problema "máquina fotográfica" ainda está pendente...gosto tanto de ver seu trabalho...é inspirador. E sobre os squares, é realmente fantático o que se pode fazer com eles!!! Como sempre, seu trabalho está lindissimo.
Bjos

Eliana Lima disse...

Oi Claudia
Adorei os coasters. E a manta, então, maravilhosa.
Sou suspeita p/ falar porque adoro squares. São de uma versatilidade realmente incrível.
Uma ótima semana p/ você.
bjoooo
Eliana

Olivia Claudia disse...

me manda teu email pra que eu possa te mandar os gráficos.
com certeza teu xale vai ficar lindão!!! Tudo o que você faz é lindo!!!!
bjs
Olivia

*Patty*sofaltavocê-emagrecer com saúde disse...

Menina, a manta e o sapatinho ficafram lindos....., qqer dia em aventuro nessa onda do croche, que diga-se de passagem , me dou melhor no trico kkkkk
Qto ao fio, ele é belissimo, e poste logo as toalhas ok, ficamos curiosas

Sandra Croche disse...

Bom Dia,
Claudinha!!!
Ficou linda a manta,Parabéns!!!!
Obrigada pela visita e pelo comnetario carinhoso,
Sandra Coatti

Rita disse...

Oi, Claudia

Que grata surpresa vê-la em meu blog. E também conhecer o seu! Não sabia que você estava tão dedicada a essa maravilhosa atividade que é tecer e bordar! Adorei muitas das coisas que vi por aqui, parabéns, vc está usando a criatividade e fazendo o mundo mais bonito!

Quanto ao meu(nosso) sonho... Realmente estou realizada, e a cada dia mais! É mais simples do que parece; a gente tem muito medo de fazer uma opção dessas, mas, quando tem que ser... É melhor deixar ser!
Boa sorte em seus projetos e sonhos.

Beijos

Renata S. P. disse...

Oi Cláudia,
Ficaram lindos os trabalhos!!

Beijos!

Adriana disse...

Oi Claudia que lindo, parabéns seus trabalhos são perfeitos.
Bom fim de semana.
Bjs.

Márcia disse...

Eu comprei esse fio pra fazer uma manta. Não vejo a hora de começar... mas primeiro preciso terminar as cinco mantas q estão na agulha, quero dizer, seis......
Beijão!

Bruxinha Arteira disse...

Amo esse fio, fiz um casaquinho com ele na cor rosa e ficou uma graça, se quiser dar uma olhada o link é esse:
http://artesdabruxinha.blogspot.com/2008/06/casaquinho-primavera-em-tric.html

Como vc disse e eu confirmo, o fio é leve e uma delicia de trabalhar.
Adoro seus trabalhos, são sempre inspiradores, parabéns
beijos

Bruxinha Arteira disse...

Querida, estava me referindo ao fio Festivo da Cisne, foi com ela que fiz o casaquinho do qual falei.

Aliás, conseguiu baixar os arquivos da Lizzie em meu blog?

beijos